quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Continuação ---- Cidades Inteligentes - Research Highlights - Visions Science Technology
VTT - Technical Research Centre of Finland [2] (Link)

SMART CITY DISTRIBUTED ENERGY:

Autores:
Miimu Airaksinen, Research Professor, miimu.airaksinen@vtt.fi
Other contributing authors:
Kari Mäki,
Janne Peltonen,
Daniel Pakkala

O setor de energia é atualmente o maior fonte de emissão de gases de efeito estufa em uma escala global. Mudanças revolucionárias são necessários no setor de energia para lidar com desafios futuros.
O uso de uma parcela maior de fontes renováveis de energia podem ajudar a encontrar um equilíbrio e reduzir emissões. Gerenciamento inteligente de energia é a chave para manter o bem-estar das pessoas sob a certeza da eficiência dos recursos. Aumentando a produção de energia eólica e solar
aumentará a importância da interoperabilidade inteligente, confiabilidade e controle dos sistemas, bem como possibilidades de usar opções como armazenamento de energia.

1- Highlights from the Smart Grids and Energy Systems programme

Autores:
Kari Mäki, Senior Scientist, kari.maki@vtt.fi
Other contributing authors:
Pekka Koponen,
Seppo Horsmanheimo

Programa de Pesquisa sobre Mercados de Energia e Energia (SGEM)

O SGEM atende diferentes sistemas de energia de forma eficiente. A smart Grid exige a integração de engenharia tradicional de sistemas de energia, ITC e comunicação para melhorar o monitoramento e controle do sistema e possibilitar novos negócios. O SGEM abrange visões a tópicos específicos, como gerenciamento de redes ativas, microrredes, integração de recursos de energia renovável, resposta à demanda, Arquiteturas de ITC, tecnologias de comunicação,entre outros.
O gerenciamento do lado da demanda é um facilitador para soluções econômicas e energeticamente eficientes para redes, mercados de energia, cidades inteligentes e comunidades. A abordagem ainda inclui geração distribuída, unidades de armazenamento, cargas controláveis, modelagem, previsão
e otimização das respostas de flexíveis a recursos energéticos.


2- Active distribution networks with full integration of demand and distributed resources

Autores:
Seppo Hänninen, Senior Scientist, Seppo.hanninen@vtt.fi

Nas Smart Grids os consumidores passaram a ser participantes importantes nos problemas de eficiência energética. todos os atores do sistema elétrico serão considerados.
Uma caixa de energia é usada para otimização, controle de aparelhos, distribuição energética e a interface com um agregador. O agregador é o mediador entre os consumidores e mercado.
A VTT foi responsável pelo desenvolvimento da caixa de ferramentas agregadora.
Mercados e contratos são usados para suprimento de energia, alívio de sobrecarga, congestionamento da rede, serviços de balanceamento, serviços auxiliares e serviços de modelagem de carga.
Testes realizados na Itália, Espanha e França com a modelagem proposta entre operadores, agregador e consumidores.

3- Integration of variable power generation into urban energy systems

Autores:
Juha Kiviluoma, Senior Scientist, juha.kiviluoma@vtt.fi

Com a crescente geração variável de PV e energia eólica foi verificada uma oportunidade para o planejamento energético. Essas energias nem sempre estão disponíveis e às vezes pode até haver um excedente.
Cidades inteligentes podem ajudar com o excedente que pode ser facilmente convertido em calor, as cidades usam grandes quantidades de calor e calor é relativamente barato para armazenar.
Aquecedores elétricos ou bombas de calor com o armazenamento de calor também pode permitir mais flexibilidade na operação de usinas combinadas de calor e energia.

Otimiza os investimentos e operação de sistemas de energia e redes de aquecimento urbano.
A pesquisa até agora demonstrou o possível valor do uso flexível do calor no distrito em redes de aquecimento. É necessária mais pesquisa para analisar as opções de nível doméstico para armazenar calor em tanques de caldeira de água quente dedicados ou em edifícios inteligentes.

4- Future district heating solutions for residential districts

Autores:
Krzysztof Klobut, Senior Scientist, Krzysztof.klobut@vtt.fi
Other contributing authors:
Jorma Heikkinen,
Miika Rämä

De acordo com o objetivo da UE, todos os novos edifícios devem ter quase zero de energia para o aquecimento urbano. Possíveis soluções para o aquecimento urbano para atender aos desafios devido a essa tendência estão sendo explorados.
Os requisitos para soluções com quase zero consumo de energia implicar uma geração de energia renovável no local e armazenamento, inclusive solar.

Foram feitas simulações que mostraram que coletores solares em pequenas casas aquecidas de um distrito podem ajudar a economizar aproximadamente 50% da energia necessária para aquecer a água quente sanitária no clima finlandês.

5- Smart metering cyber security

Autores:
Pekka Savolainen, Principal Scientist, pekka.savolainen@vtt.fi
Other contributing authors:
Pekka Koponen,
Janne Sarsama

Um projeto foi realizado pela VTT e pelas principais partes interessadas para esclarecer a posição de segurança cibernética da medição inteligente de consumo de eletricidade na Finlândia.

Requisitos da legislação da Finlândia

  • A liquidação dos consumidores deve basear-se em consumo real, com intervalos de medição horária;
  • Os dados de consumo devem ser simultaneamente disponível para todos os agentes de mercado autorizados;
  • A medição inteligente deve permitir o gerenciamento de carga e operações de gestão.

A medição inteligente pode fornecer outros sistemas com dados de tensão e interrupção, comutação remota, operações de controle de carga, status on-line de instalações do medidor e condição operacional, atualização remota da configuração do medidor e software.
O operador do sistema de distribuição (DSO) é responsável por medição inteligente e segurança cibernética.



O trabalho, incluindo recomendações para ação adicional para desenvolvedores de medição inteligente DSOs, ajuda os responsáveis a criar uma linha de base firme para medição inteligente confiável.

Resultados disponiveis em Savolainen, P. et al. AMM Tietoturva, VTT-CR-08759-13. 55 p. (11 Dec 2013) http://energia.fi/sites/default/files/amm_tietoturvaselvitys_ja_roadmap_v10_0.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário