quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Foco no trabalho:

[6] Yoshiura, Noriaki & Fujii, Yusaku & Ohta, Naoya. (2013). Smart street light system looking like usual street lights based on sensor networks. 633-637. 10.1109/ISCIT.2013.6645937. - Link

RESUMO:

Smart street light system looking like usual street lights based on sensor networks
Autores:
Noriaki Yoshiura - Saitama University
Yusaku Fujii -Gunma University
Naoya Ohta - Gunma University

Hoje em dia a maior parte da iluminação pública, simplesmente liga ao escurecer e desliga ao amanhecer do dia. Com a preocupação com a eficiência no consumo de energia, seria interessante que as rodovias pudessem diminuir a intensidade ou ate desligar as lâmpadas nos momentos em que nao ha transito ou transeuntes nesta via.

A ideia do artigo é que através de sensores ( iluminacao, movimento, controle de trafego) as luzes desligue ou diminuam quando não há ninguém na rua. E que os sensores atuem próximos a suas localizações de forma que antes que o pedestre ou veículo entre na ruas as suas lâmpadas já esteja ligado com a intensidade normal, e que quando não houver mais nenhum pedestre ou veículo as lâmpadas LEDs reduzam a intensidade de forma que o usuário não perceba o que ocorreu.

Em geral os sistemas inteligentes de iluminação ja publicados, tem um controle centralizado. esse tipo de controle tem um custo mais elevado, pois precisam de um host de computadores e um sistema de comunicacao.

A ideia desse artigo é utilizar sensores que detectam o carro ou pedestre e já mandam o sinal para as lâmpadas mais a frente acenderem. ( metodo de rastreamento de pedestre)

Caracteristicas:

- FÁCIL INSTALAÇÃO
Nenhum computador host é necessário.
Deve ter a função de fácil instalação por atuar localmente

- BAIXO CUSTO
O objetivo é economizar energia e economizar custos

- ATUALIZAÇÃO FÁCIL
O firmware de sistemas inteligentes de iluminação pública deve ser atualizado facilmente.

- AUTO DIAGNOSTICO
Cada unidade registra as falhas

- PRIVACIDADE
Uma proposta é utilizar as cameras de seguranca como sensores das lampadas, porém deve-se tomar cuidado com a privacidade de veículos e pessoas que utilizam as ruas.

- SEGURANÇA
As luzes de rua inteligentes ou comuns nem sempre acende e portanto, a segurança pública pode piorar. O objetivo é manter a segurança.
Para manter a segurança pública, luzes da rua que estão na opinião de pedestres ou veículos, mas não perto deles deve ligar; se alguém se esconde atrás de algo para atacar pedestres ou veículos, pedestres ou veículos devem encontrá-lo para evitar o ataque. Ou seja as luzes destinadas a segurança dessa área devem acender.
Dificuldade de implementação para identificar as luzes destinadas a seguraça. pode ser manual, ou automaticamente por regioes.

Componentes:

LAMPADAS LEDs ajustável em potência
Lampada, sensor de movimento, dispositivo de comunicação e controlador.
-Liga por vários minutos quando um movimento é detectado na área definida por os sensores, incluindo seu próprio sensor. Em seguida, enviar a mensagem para outras unidades.
-Desliga ou reduz brilho para economizar energia elétrica quando não detecta movimento.

SENSORES
Consiste no sensor de movimento, dispositivo de comunicação e controlador.
- Enviar mensagem para outras unidades que detectou movimento. Esta unidade é colocada em vários locais, postes, portões da casa, cerca, dentro ou fora da porta, para garantir que todos os movimentos de pedestres e veículos sejam monitorados.

PONTO DE ACESSO
Consiste no dispositivo de comunicação e controlador.
É usado no caso em que a distância entre as unidades da lâmpada e as unidades do sensor for grande para se comunicar.
Quanto aos dispositivos de comunicação for curto o ZigBee, é apropriado.

Problemas

CONTROLE
Central
Cada ponto de luz não tem muita informação ou CPU, computadores host têm todas as informações para controlar a iluminação. Problema ocorre quando o computador falha, backups é um das soluções, mas localizar computadores host de backup e sincronização gera outros problemas.
Distribuido
Cada ponto de luz decide acender ou desligar

REDES
A proposta requer uma redes de sensores e o paper propoe usar o ZigBee que é baseado no IEEE 802.15.4 . 
O design da rede depende da forma de controle dos dispositivos inteligentes. 
No controle central, o tráfego da rede se torna centralizado nos computadores host e uma redução de tráfego na rede é necessária. 
No controle distribuído, existem algumas pesquisas de redes de sensores. Um objetivo das redes de sensores é coletar dados de muitos sensores via redes e para reduzir o tráfego de rede. Esse tema requer mais pesquisas.

MOMENTO DE LIGAR E DESLIGAR

o momento de ligar não é tão preocupante, porque basta que o sensor detecte o movimento e o controle deve ligar a lampada.
O problema está em quando desligar. nesse caso temos as opções abaixo:
Temporizador
Para cada ponto de iluminação teríamos um tempo diferente, pois a lâmpada deverá ficar ligada enquanto está na vista do pedestre ou veículo. Estimar esses tempos parece ser bem difícil.
Nao detectar mais movimento
O problema aqui está na falha dos sensores, podendo deixar lâmpadas desligadas devido a falta de movimento dos mesmos, o que nao significa que eles estejam ausentes.

Conclusao:

O artigo propõe o sistema que tem aparência de comum, mas é controlado por uma redes de sensores. Tem vários pontos positivos, mas é de difícil implementação. Os algoritmos propostos estão sendo desenvolvidos e testados.

Reference
[6] - Yoshiura, Noriaki & Fujii, Yusaku & Ohta, Naoya. (2013). Smart street light system looking like usual street lights based on sensor networks. 633-637. 10.1109/ISCIT.2013.6645937.

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