terça-feira, 3 de setembro de 2019

Resumo ref.1

Tópicos interessantes sobre Smart Grid:
- Tornar a rede elétrica mais inteligente, através de comunicação, monitoramento e acoes e decisões preventivas. ( ou seja, o sistema ser capaz de identifica proximidades dos pontos de falhas e se antecipar aos problemas)
- Internet auxilando o sistema elétrico
- Geração de energia limpa e renovável
- Confiável, resiliente e de respostas rápidas e assertivas
- Passa a mudar a forma de relacionamento entre consumidor e gerador, modificando e envolvendo todos os stakeholders. O órgão regulador, as centrais geradoras, as empresas transmissoras, as concessionarias e distribuidoras e os consumidores, passam a gerar e consumir energia de forma integrada, onde existe um sistema de comunicação bidirecional tornando as ações de forma mais inteligente .


Smart Grid

Uma grade mais inteligente aplica tecnologias, ferramentas e técnicas disponíveis para trazer conhecimento capaz de fazer a rede funcionar com muito mais eficiência...
* Garante a confiabilidade em graus nunca antes possíveis
* Mantem a acessibilidade
* Reforça a competitividade global
* Acopla fontes renováveis e tradicionais de energia na mesma rede
reduz a emissão de carbono
A maior parte dos investimentos nos USA na GRID não tem acompanhado o investimento que ocorre em outras áreas, a demanda vem aumentando consideravelmente devido as novas evoluções da tecnologia e com o aumento da demanda a confiabilidade do sistema diminui. o trabalho realizado pelo departamento de energia dos USA visa utilizar as tecnologias já existentes para aumentar a inteligencia da rede, e estimular a procura de novas tecnologias que tornem a rede cada vez mais eficiente e inteligente.
No seculo XX a maior preocupação com a rede era manter as luzes acessas. Evitando desligamentos por períodos prolongados. Sendo que a eficiência ficou em segundo plano. Pontos como questões ambientais e clientes participando das gerações ou escolhendo de quem comprar a energia não foram assuntos nem cogitados.


Grid atual

Eficiência:

Se houvesse uma melhora na eficiência da rede dos USA em 5%, a economia gerada seria o equivalente a eliminar combustível e gazes de efeito estufa de 53 milhões de carros.
Se as casas utilizassem uma lampada compactas a economia de energia seria suficiente para iluminar 3 milhões de casas.

Confiabilidade:

Ainda temos muitos apagões, e muitas interrupções em pequenas regiões. Uma interrupção causa prejuízos a uma industria, assim como inutiliza semáforos, deteriora alimentos perecíveis, invalida transações de cartão de credito entre outros prejuízos para a sociedade. E mesmo com toda a tecnologia existente, em muitos lugares a unica forma da concessionaria saber da interrupção é a comunicação que o cliente faz via telefone.

Disponibilidade:

Conforme o aumento de carga e as características da geração no USA, o custo da energia se torna mais cara e de menor acessibilidade. Por outro lado os custos associados a uma rede de baixo desempenho são suportados por todos.

Security:

As estruturas atuais são vulneráveis, um ataque a um ponto essencial da rede, poderia causar uma cascata de falhas que colocariam fora de funcionamento os sistemas bancários, comunicação, trafego e sistemas de segurança.

Mudanças climáticas/Meio Ambiente:

Metade da produção dos USA é da queima de carvão, um dos principais contribuintes para o aquecimento global. Fontes limpas e renováveis de energia devem ser integradas na geração, mas para que isso ocorra é necessário que haja tecnologias apropriadas para um integração eficiente a das novas gerações a GRID.

Competitividade global:

A Alemanha é o pais com maior quantidade de energia solar
O japão esta na vanguarda em automação da distribuição e tecnologia de armazenamento de energia.
A União europeia investe em Smart Cities, com prédios inteligentes.
Mas esses países não possuem uma rede similar ao dos EUA.


Geração distribuída

Geração distribuída é o uso de tecnologias de geração de energia em pequena escala localizado próximo à carga atendida, capaz de reduzir custos, melhorar a confiabilidade, redução de emissões e expansão das opções de energia.


Não confundir:

Medidores inteligentes não são Smart Grids, são ferramentas utilizadas em uma Smart Grid. Gerações renováveis, tecnologias de armazenamento de energia também são ferramentas utilizadas na Smart Grid.
Smart Grid é uma rede que permite que essas ferramentas acima mencionadas funcionem bem, assim como seja possível atender o consumidor, em uma rede eficiente com menores perdas e com maiores confiabilidade, resiliência, segurança de dados e disponibilidade.


Integração da Smart Grid


Smart Grid é

Inteligente - Une concessionaria, consumidores e órgãos reguladores com informações em tempo real da rede. Proporcionando decisões de consumo, conforme preferencia do consumidor, caso ocorra eventos externos a rede realiza a reconfiguração automaticamente.
Eficiente - capaz de atender novas demandas e consumidores sem adicionar infraestruturas.
Accommodating - Capacidade de aceitar novas gerações independente da fonte. Capacidade de absorver qualquer tipo de tecnologia de armazenamento de energia.
Motivating -Comunicação em tempo real entre consumidor e concessionaria, permitindo ao consumidor escolher seu perfil de consumo conforme sua preferencia.
Opportunistic - Criar novas oportunidades de mercado, visto a capitalização de inovações plug in play.
Qualidade - Capaz de fornecer a qualidade necessária, sem afundamentos, picos, perturbações ou interrupções.
Resiliente - Capaz de responder a ataques, ou desastres naturais, a medida que se tornar mais descentralizado, reforçando os protocolos de segurança de Smart Grid.
Verde - retardando as mudanças climáticas e oferecendo um caminho de melhora ambiental.

5 tecnologias que impulsionam a Smart Grid
Comunicação integrada em tempo real: Todos falam e escutam;
Tecnologias de medição:suporte a respostas rápidas e precisas. Monitoramento remoto, preços no tempo de uso, gerenciamento da demanda;
Componentes avançados: Aplicação das pesquisas de supercondutividade, armazenamento de energia, eletrônica e diagnósticos;
Métodos de controle: Permitindo diagnostico rápido e soluções precisas adequadas a qualquer evento;
Suporte para decisões: Interface aprimorada que permitira suporte a decisão dos operadores do sistema











Nenhum comentário:

Postar um comentário