[4] - Intelligent Street Lights - Y M Jagadeesha, S Akilesha, S Karthika*, Prasantha
Resumo:
Esse artigo
inclui inteligência em redes de iluminação já existentes. A ideia é diminuir a iluminação
que normalmente é 100% ligada. Consequentemente economizando energia e reduzindo
a emissão de CO2.
Os fatores
considerados neste projeto são as fases da lua e o trafego das vias. Consistem em sensor infravermelho, sensores
PIR, controlador embutido (Arduino) de baixo custo e armazenamento.
O sistema
adaptaria inteligentemente os níveis de iluminação com base nas condições
climáticas e na densidade do tráfego. Esses níveis ou intensidade de iluminação
serão ajustados dinamicamente através dos sensores e microcontroladores de
acordo com a densidade de corrente.
Arquitetura:
Vários
sensores IR e PIR colocados nas duas extremidades da via para detectar a
densidade de transeuntes. Esses sensores são colocados de forma a transferirem
as informações entre si. Os sensores se comunicam através da conexão com fio,
pois é uma solução mais econômica e tem a capacidade de tempo real.
Cada parte
consiste em sensores infravermelhos e PIR para detectar o fluxo. Dois sensores
são usados para melhorar a precisão da detecção. Esses sensores são conectados
ao microcontrolador no qual os dados são processados e os ajustes de níveis de
iluminação são ajustados.
Sempre que
um transeunte for identificado pelo sensor, ele se comunicará com luzes da rua
vizinhas, que iluminarão ao redor. As luzes da rua escurecerão para baixo nível
de tensão quando nenhuma atividade é identificada e clareia para o nível de
alta tensão quando o movimento é detectado.
A figura 1 mostra o diagrama
esquemático do sistema de iluminação pública com sensores IR e PIR na via.
A Figura 2 mostra o diagrama
de blocos.
O diagrama
de blocos consiste em vários subsistemas como Sensing Unit, Microcontroller
unit e o Lighting system.
A Sensing Unit consiste em IR
9/23/2019 e sensores PIR para detectar o tráfego da pista.
O Microcontroller
unit é conectado à unidade de detecção para ajustar o nível de intensidade da
iluminação.
Toda a
unidade é alimentada pelas baterias.
A unidade
de detecção prescreverá na comunicação interna para a liberação de luzes ao
longo do caminho.
Detecção e controle
·
Unidade de detecção
A unidade
de detecção consiste em sensores infravermelhos em cada lado da via que envia
os dados ao microcontrolador. Os sensores são colocados em ambos os lados da via
e essas unidades se comunicam entre si.
Quando uma
pessoa é detectada na pista, ela ilumina seu ponto e também leva a informação de
iluminar os pontos ao seu redor. De forma que a pessoa seja cercada por um
círculo seguro de luz.
Nesse
sistema, o microcontrolador permanece no modo de suspensão durante o dia e
alterna para o modo ativo durante o período escuro.
·
Controle através de inteligencia
A
partir dos dados informados pelos sensores o controlador define suas ações,
cujo fluxograma é apresentado na Fig. 3.
Se houver
alguma informação de movimento, as luzes brilham com maior intensidade e se
comunicam com sensor vizinho para que as lâmpadas próximas tenham a mesma reação.
Caso
contrario, as luzes brilham com uma intensidade de 25% da original e se
comunicam com vizinho para fazer a mesma operação.
Se houver
alguma informação de movimento, as luzes brilham com maior intensidade e se
comunicam com sensor vizinho para que as lâmpadas próximas tenham a mesma reação.
Caso
contrario, as luzes brilham com uma intensidade de 25% da original e se
comunicam com vizinho para fazer a mesma operação.
A operação
de contagem é realizada para detectar a lua cheia que ocorre a cada 30 dias. O
contador é feito para funcionar sempre que atingir os múltiplos de 30 então a
luz diminuirá para 25% do brilho original. Espera-se que na implementação desse
sistema ocorra uma economia de 60%.
O controle
da iluminação é alcançado individualmente para todos os sensores para uma
melhor precisão.
Normalmente
o sistemas de iluminação são de lâmpadas LED e de vapor de sódio.
Conceito de trabalho
Os sensores
IR e PIR são instalados em ambos os lados das vias, com base no fluxo de movimento.
Esses sensores estão conectados ao microcontrolador comum. Para uma única rua,
um único microcontrolador é suficiente.
O modelo de um pequeno sistema de IP é mostrado na Fig.4.
Resultados
O resultado
inclui a operação bem-sucedida do sistema de iluminação pública. Reduz o
desperdício de energia em horas não utilizadas. Este sistema controla a intensidade
das luzes com base no tráfego da via.
Conclusão
Este artigo
apresenta um sistema inteligente de iluminação pública de baixo custo através
de sensores para redução de eletricidade energia. Este sistema dinâmico foi
experimentado através de sensores IR e PIR e as saídas são obtidas através do software
de simulação proteus7.
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